iso 9001 iso 14001

Ponto da Notícia

Parada obrigatória para se informar.

Grupo São João realiza estudos para melhorar o transporte intermunicipal a Salto de Pirapora

Com o objetivo de identificar os lugares com maior volume de embarque e desembarque ao longo dos trajetos das linhas metropolitanas de ônibus que atendem o município de Salto de Pirapora a Sorocaba, o Grupo São João realiza amplo trabalho de estudos, a chamado Pesquisa Sobe e Desce.

Uma equipe especializada, formada por pesquisadores contratados em conjunto com colaboradores de apoio operacional da empresa, está analisando, todos os pontos, das seguintes linhas: 6315 (Salto de Pirapora - Campo Largo/Sorocaba - Centro); 6316 (Salto de Pirapora - Campo Largo/Sorocaba - Centro via Bandeiras) e 6317 (Salto de Pirapora - Campo Largo/Sorocaba - Centro via Carrefour/Shopping Iguatemi).

O responsável pelo setor de planejamento operacional e estatística do Grupo São João, Murillo Dalgles Penha Amaral, explica que, durante alguns dias, serão coletadas informações em todas as viagens das linhas (100%) em dias úteis.

Ainda segundo ele, também serão realizadas anotações de cumprimento das viagens, pontualidade dos horários, bem como outros dados para identificar eventuais não conformidades (exemplo: lotação acima da capacidade, descumprimento de horários e outros).

A empresa constatou um aumento no tempo de viagens dos ônibus causado pelo maior número de automóveis particulares em trânsito e também pela interferência das diversas lombofaixas instaladas ao longo da Rodovia João Leme dos Santos.

Com o grande número de lombadas, somadas ao tráfego intenso de veículos nas ruas e avenidas que compõem os itinerários das linhas, os ônibus do transporte metropolitano perderam velocidade operacional, o que vem interferindo e comprometendo o cumprimento do planejamento em vigor. “A situação só não está pior, porque em Sorocaba [na avenida General Carneiro] utilizamos a faixa exclusiva para ônibus nos horários de pico”, acrescenta Murillo.

Conforme o supervisor operacional Júlio Cabral, o estudo possibilita ainda que o Grupo São João identifique a ocupação crítica de cada horário para que, em breve, promova ajustes nos intervalos das viagens, atendendo a demanda de acordo com os padrões de qualidade do serviço de transporte de passageiros. “O transporte público se tornou parte integral da vida urbana e a necessidade de movimentação das pessoas entre os diferentes locais gera uma demanda por transportes”, comenta.

Outro ponto positivo da Pesquisa Sobe e Desce é que, por meio dela, pode-se identificar o número real de embarques e desembarques por pontos e, assim, planejar uma rota mais ágil, tornando os serviços prestados pelo Grupo São João mais atrativos aos passageiros.

Murillo Dalgles conta que a expectativa da empresa é identificar possíveis gargalos da operação, que é a lotação acima da capacidade, e, assim, distribuir adequadamente os recursos para melhor atender a necessidade de deslocamento dos usuários do serviço. “Mesmo em meio às condições adversas de trânsito, estamos empenhamos em ações que possam contribuir com a qualidade de vida da população e dos usuários do sistema de transporte de Salto de Pirapora e Sorocaba”, conclui.

O GRUPO SÃO JOÃO

É responsável pelas seguintes linhas metropolitanas: Votorantim/Sorocaba, Votorantim/Porto Feliz, Sorocaba/Boituva e Sorocaba/São Miguel Arcanjo. Há 55 anos atua em vários municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, realizando ainda o transporte em linhas municipais, transporte escolar, transporte de pacientes e outros. Responde também pelo transporte coletivo municipal em Feira de Santana, segundo maior município da Bahia. As empresas que compõem o Grupo São João são certificadas com o ISO 9.001 e o ISO 14.001.


Grupo São Josão

UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS CERTIFICADA:
Certificações - Grupo São Josão

Trabalhe Conosco

Localize vagas ou cadastre seu currículo
© São João - Todos os direitos reservados.