Grupo São João faz campanha educativa de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis no Carnaval

Ações serão realizadas na garagem da rua Venezuela e no Terminal de  Ônibus Urbano “João Souto”, em Votorantim. 

O Grupo São João realiza importante trabalho de conscientização junto aos funcionários, colaboradores, fornecedores e usuários do Terminal de Ônibus Urbano “João Souto”, sobre os cuidados com a saúde durante os dias do Carnaval. 
A ação tem caráter educativo e preventivo contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O cuidado deve ser permanente, mas antes, durante e pós os dias do Carnaval, a campanha de conscientização é intensificada em razão do relaxamento natural e descontração das pessoas. 
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. 
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. 
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. 
Preocupada com a questão, o Grupo São João realiza essa importante campanha de conscientização. 
Nesta quinta-feira, dia 16, na garagem da empresa, na Rua Venezuela, no bairro da Barcelona, em Sorocaba, serão realizadas duas ações. Às 10h, acontece uma palestra sobre IST-Aids para funcionários e colaboradores. Às 13h, serão aplicados testes rápidos para detecção de HIV e/ou sífilis. 
Nos dias 22, 23 e 24 (quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana), os testes rápidos serão aplicados aos usuários do sistema de transporte público, operado pelo Grupo São João, no Terminal Urbano “João Souto”, em Votorantim, das 8h às 13h.   
A ação é coordenada pelo setor de Sistema de Gestão Integrado (SGI) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Grupo São João, com o apoio da Secretaria de Saúde de Votorantim.