iso 9001 iso 14001

Ponto da Notícia

Parada obrigatória para se informar.

Grupo São João adota medidas em favor do meio ambiente

Empresa certificada com o ISO 9.001 e com o ISO 14.001, o Grupo São João observa uma série de medidas em favor do meio ambiente. Aliás, a preservação da natureza e dos recursos naturais renováveis são normas da empresa, considerada referência no transporte de passageiros na Região Metropolitana de Sorocaba e que opera o sistema público de Votorantim e de Feira de Santana, na Bahia.
 
Conforme o gestor ambiental Alexandre Bovo, o Grupo São João proporciona um trânsito mais organizado, humanizado e com menos poluição, com o seu transporte coletivo e fretado. “Para cada ônibus fretado há menos 19 carros de passeio circulando pelas ruas. Isso implica diretamente na melhoria da qualidade do ar que respiramos”, destaca.
 
Cuidados com a regulagem dos carros da frota, por meio do PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel), uma iniciativa da Cetesb, também são observados pela empresa, que inclusive é certificada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que testa a emissão de fumaça preta, a chamada RMO, no ar.
 
Fazer bom uso da água para evitar desperdício e reutilizá-la de maneira a gerar economia e preservação dos recursos naturais está no dia a dia do Grupo São João. Prova disso é que a empresa conta com uma cisterna de 60 mil litros que capta a água da chuva para usá-la na lavagem e na limpeza da frota, bem como nas descargas dos banheiros.
 
Alexandre Bovo explica que o sistema é formado por uma caixa d’água de captação, três filtros de purificação e uma caixa de água tratada “com 90% de pureza” e que pode ser reaproveitada cinco vezes no processo de lavagem e de higienização dos veículos da frota. “Uma ação simples e importantíssima que faz o Grupo São João economizar aproximadamente 80% do volume de água que era consumida da implantação dessas soluções.”
 
Ainda segundo ele, a empresa não vê as medidas como obrigação. “O meio ambiente é muito mais do que o espaço em que vivemos. É, sim, a origem da riqueza. É onde está plantado o amor. Por isso, merece respeito incondicional”, diz.
 
Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Grupo São João convida à uma reflexão permanente sobre a data. “Esperamos que a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais”, ressalta Alexandre Bovo.
 

 
A DATA
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
 
Todos os anos, neste dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente. Neste ano, a China é quem vai sediar a Conferência Internacional do Dia Mundial do Ambiente. O objetivo é combater à poluição, em uma iniciativa promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
 
Os procedimentos operacionais adotados sob o respeito das leis ambientais são rotinas básicas no dia a dia do Grupo São João. “Para nós, o cuidado com o meio ambiente se faz presente e necessário nos 365 dias do ano”, conclui o gestor ambiental Alexandre Bovo.
 
DICAS
Conheça algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:
  • Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
 
O GRUPO SÃO JOÃO
Há 55 anos o Grupo São João presta serviços de transporte coletivo de passageiros e atua em vários municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, realizando o transporte em linhas municipais, intermunicipais, transporte escolar, transporte de pacientes e outros. Atua também na Bahia, onde realiza o transporte coletivo municipal em Feira de Santana, segundo maior município daquele Estado.

Grupo São Josão

UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS CERTIFICADA:
Certificações - Grupo São Josão

Trabalhe Conosco

Localize vagas ou cadastre seu currículo
© São João - Todos os direitos reservados.