Passageiros do Grupo São João podem conferir a garantia da inspeção veicular de seus ônibus

No começo do mês de agosto, o Grupo São João de transporte coletivo da Região Metropolitana de Sorocaba teve sua frota aprovada na vistoria do Projeto Despoluir da CNT (Confederação Nacional dos Transportes).

O Projeto, que existe há oito anos e atende todo o território brasileiro no setor rodoviário de cargas e passageiros, inspeciona os veículos na parte mecânica, verificando se o motor está funcionando corretamente, e na emissão de gases poluentes, conferindo se o mesmo está dentro dos padrões legais de emissão.

O projeto foi criado para engajar o empresariado do setor nas causas socioambientais com uso de tecnologia de ponta e educação ambiental. Este é o maior programa de inspeção veicular do Brasil.

O Despoluir surgiu para cumprir as normas do Programa de Controle de Poluição Veicular – Inspeção e Manutenção - PCPV – I. M, ligado ao Governo Federal, através da Resolução 418/09 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e do Instrumento Normativo Nº 6 do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Conforme essas normas, todo grande centro urbano deve desenvolver procedimentos de Inspeção Veicular da frota circulante para controlar o nível de poluição do ar, porém, a adesão ao programa é facultativa, cabendo às empresas, associadas ao sindicato do setor, a iniciativa da implantação e seu respectivo desenvolvimento.

No estado de São Paulo, o Projeto Despoluir é gerenciado pelo SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) que oferece inspeção gratuita a todas as empresas do seguimento que são afiliadas.

O Grupo São João - maior representante do setor de transporte coletivo da região de Sorocaba - vem passando pela inspeção do Projeto Despoluir anualmente com resultados surpreendentes no controle de poluentes e preservação do meio ambiente: “Esta associada é parceira do Projeto Despoluir há quatro anos, dos quais tem alinhado os seus procedimento internos de qualidade ao cumprimento de metas, bem como quanto a transformação de seus colaboradores em cidadãos conscientes, obtendo grandes resultados no uso racional de seus recursos”, salienta João Carlos Sanches Pereira, Consultor Técnico em Meio Ambiente - há 11 anos - do SETPESP, que realiza as inspeções.

“Pinto em cores fortes os procedimento de qualidade e meio ambiente desenvolvido pelo Grupo São João, o qual é certificado na ISO 14.001 e sempre manteve as suas portas abertas as inovações e a pesquisa, vislumbrando um futuro de menor impacto ambiental e de sustentabilidade”, acrescenta João Carlos.

A inspeção veicular, do Projeto Despoluir, consiste em quatro etapas: cadastro do veículo em sistema informatizado; inspeção visual do motor; medição de potência do motor através do tacômetro ligado à bateria; e medição da opacidade da fumaça emitida.

“As empresas associadas a CNT são beneficiadas com a implantação e o desenvolvimento de Inspeções Veiculares regulares na qual são utilizados equipamentos de precisão na leitura das condições mecânicas e de emissões dos veículos operacionais, bem como quanto a conscientização dos colaboradores nas causas ambientais através de palestras educativas voltadas a conservação dos recursos naturais e da sociedade”, explica João Carlos.