Ônibus da Região Metropolitana de Sorocaba terão padrão e cores padronizadas

Para melhor atender os usuários de transporte coletivo das 26 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), os serviços intermunicipais de transportes coletivos deixarão de ser de responsabilidade da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), e passarão a ser da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), do Governo do Estado. Sob a tutela dessa nova autarquia, todas as empresas que prestam ou prestarão serviços de transporte regular e eventual (fretamento) intermunicipal na RMS passarão por rigorosas vistorias dos técnicos da EMTU para certificar se os veículos e as respectivas garagens de apoio estão de acordo com os padrões de qualidade e estrutura exigidos.
 O Grupo São João, empresa responsável pelo transporte urbano de Votorantim, passou por uma primeira vistoria que visou averiguar se a empresa é apta a assegurar aos usuários mais segurança e bom nível de transporte coletivo intermunicipal, tendo sido muito bem avaliada pelo corpo técnico, de acordo com a assessoria da empresa, e está se adequando ao sistema operacional e legal da EMTU.
 Segundo um dos diretores do São João, Marco Franco, o Grupo adquiriu novos veículos seguindo a padronização exigida pela EMTU: “Uma das exigências é a padronização das frotas conforme o layout interno, externo e padrões de seus serviços, ou seja, diferente do sistema atual no qual cada empresa tem a sua identidade visual, a partir do momento que estiverem sob a responsabilidade da EMTU todos os veículos, independentemente de qual empresa pertença, terão o mesmo padrão visual e a mesma pintura determinada por ela (que é igual para todas as empresas das diversas regiões metropolitanas do estado). Além disso, o sistema de comunicação com os usuários, e também com a população em geral, será reestruturado para melhor atender às necessidades de todos”.
 Outra obrigatoriedade da EMTU é que as empresas de transporte da RMS devem operar com 100% da frota rastreada pelo CCO (Centro de Controle Operacional da EMTU) via GPS ou tecnologia similar.  Da mesma forma, toda e qualquer alteração nos itinerários ou horários será informada via site da EMTU, integralmente monitorados. “A pedido da EMTU e com base em pesquisas de campo, o Grupo São João deverá ampliar, em caráter experimental, a atual oferta de linhas e itinerários de forma a atender novas demandas não atendidas pelo sistema atual. Entre essas novas opções de linhas e itinerários destacamos as linhas intermunicipais que passarão a incluir no seu trajeto o Shopping Iguatemi (no caso das linhas de Sorocaba a Piedade e Sorocaba a Tapiraí) e também o Shopping Cidade (nas linhas que vem de Boituva e Porto Feliz com destino a Sorocaba), ambos na cidade de Sorocaba”, complementa Marco. Tais demandas até então não atendidas foram detectadas em recentes pesquisas de satisfação realizadas em cidades componentes da RMS.
 Para o Grupo, a expectativa é que gradativamente a EMTU implante melhorias nos sistemas de transporte atuais, promovendo e incentivando mais integração entre as diversas linhas intermunicipais sob sua responsabilidade, bem como entre as linhas intermunicipais e as municipais urbanas das cidades atendidas.Além de se adequar aos padrões exigidos pela EMTU, o São João, em breve, disponibilizará no interior de seus ônibus pontos de carregamento de baterias de celulares, tablets e notebooks (terminais USB) e acesso à internet grátis (Wi-Fi).

Notícia publicada na edição nº 117 da Gazeta de Votorantim de 9 a 15 de maio de 2015